Assistência Social

A Irmandade da Santa Cruz dos Militares é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve atividades de assistência social. A sua atuação consiste no atendimento à população adulta e a idosos com o objetivo de promover a proteção à vida, nos termos do Inciso I, Artigo 2º, da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993, Lei Orgânica da Assistência Social.

A oferta de projetos na área socioassistencial está afinada com a trajetória histórica da Irmandade. Durante mais de 250 anos oferecia pensões caridosas a viúvas e órfãos. Prestava auxílio a abrigos para idosos e crianças como a Casa de Nossa Senhora da Piedade, algumas vezes por meio das Devoções Religiosas fundadas na Igreja da Santa Cruz. Em toda a sua existência, os objetivos da associação foram se ampliando. No começo, em tempos de guerra, amparando, especialmente, viúvas e órfãos dos militares. Mais tarde, em tempos de paz, voltando a sua atenção para a assistência social, apoiando a população mais vulnerável da sociedade.

Parte dos recursos que a Irmandade administra é destinado para a assistência social. Nos últimos anos, a associação vem aperfeiçoando as suas práticas assistenciais, dedicando-se ao Centro Social Marcílio Dias, na Penha, onde disponibiliza serviços de proteção básica para adultos e idosos.

Atualmente, são mais de 500 famílias inscritas no Centro Social. São, pelo menos, 200 pessoas beneficiadas, semanalmente. É neste local que a Irmandade promove a integração de jovens adultos ao mercado de trabalho, disponibilizando cursos profissionalizantes, desenvolvidos no projeto “Dinâmica e Arte Com as Mãos”. E ao público idoso, oferece oficinas de artesanato, palestras sobre atualidades, socialização e convivência familiar no projeto “Movimento e Ação na Melhor Idade”.

Hoje, o Centro Social Marcílio Dias é referência na 4ª Coordenadoria de Desenvolvimento Social, órgão da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro, o que possibilita parcerias com o Posto Municipal de Saúde João Cândido e o projeto Viva Rio, que proporciona atividades com profissional de Educação Física para os nossos idosos.

Funcionárias e alunas na ocasião da entrega do certificado de conclusão de curso. 1º semestre de 2016. Acervo ISCM.

PROJETOS

Oficinas de geração de renda

Cursos regulares:

  • Artesanato.
  • Manicure e pedicure.
  • Maquiagem.

Alunas no curso profissionalizante de manicure e pedicure. 2016.

Oficinas de convivência para terceira idade:

  • Atividades físicas.
  • Palestras sócioeducativas.
  • Integração social.

Integração nas aulas de artesanato.  2016.

LOCALIZAÇÃO

Avenida Lobo Júnior, 83. Comunidade Marcílio Dias e adjacências.
Penha. Rio de Janeiro/RJ.

Telefone para contato +55 (21)2584-2633